The Washington Post March – Banda Marcial Juliana – AGB 2023 – Associação Gaúcha de Bandas

O Colégio Estadual Júlio de Castilhos, também chamado de Julinho, é uma escola pública localizada na cidade brasileira de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul. É um dos mais tradicionais colégios da cidade, tendo sido uma das melhores escolas porto-alegrenses, até por volta de 1985, quando o seu ensino passou a decair. Até 1985, tinha no seu quadro de professores muitos intelectuais da cidade, passando por seus bancos escolares muitas personalidades do estado e do país.

Por sua tradição, o Julinho já foi mencionado em algumas letras de canções sobre a cidade. Também, foi na instituição que surgiu o primeiro Movimento Tradicionalista Gaúcho.

Fundação de Apoio ao Julinho

A Fundação de Apoio ao Colégio Estadual Júlio de Castilhos foi criada em 1999 e é formada por ex-alunos, ex-professores, ex-diretores e admiradores do Julinho. Conforme a presidente da entidade, Márcia Lopes, o objetivo da organização é colaborar no desempenho e na qualificação da instituição. “Quando estes jovens trouxeram a iniciativa do projeto de robótica à tona, apoiamos de forma imediata. Seguimos, diariamente, tentando agregar palestras e a participação de empresas parceiras”, revela.

Música e inclusão social

Mas não são só as tecnologias responsáveis por deixar o Julinho ainda mais atrativo aos alunos. Projetos tradicionais da escola, que envolvem música e inclusão social, como a Banda Marcial Juliana, assim como os de incentivo à leitura e a oficinas de artes, são alguns nos quais os estudantes tomam gosto por participar. A Banda Marcial Juliana, por exemplo, é detentora de 12 títulos estaduais e apresenta um repertório com naipe de metais e orquestra sinfônica. Voltada à inserção social, ela é mantida por contribuições espontâneas de ex-integrantes e amigos, contando atualmente com 45 integrantes e com ensaios semanais.

The Pulse of Washington D.C.

© 21st Century RTVX News